Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

domingo, 18 de agosto de 2013

Folclore - Trabalhando com lendas

 
 
 

Aproveitar as lendas do nosso folclore favorece o enriquecimento e a motivação dos alunos nas aulas.  Algumas atividades para começar a trabalhar com este maravilhoso mundo de histórias e fantasia contadas de geração em geração:

1-Na leitura diária do professor, ler para os alunos as lendas com a ajuda dos livros ilustrados é um bom começo para iniciar este trabalho.

2-Pesquisas dos alunos trazendo para a sala de aula tudo o que encontrarem sobre as lendas a serem trabalhadas (pode-se fazer uma votação das lendas que gostariam de conhecer). Também a família pode colaborar contando e escrevendo uma lenda conhecida.

3- Na roda de conversa, compartilhar com os colegas todo o material que trouxeram sobre as lendas. Aproveitando a conversa, o professor pode introduzir o que é uma lenda e suas características principais:

Lendas  são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
Características de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
- Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
- Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
- Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.

4- Trabalhe uma lenda de cada vez, tire cópias das lendas para os alunos lerem e  fazerem as ilustrações.

5- Faça a interpretação oral do texto, fazendo perguntas aos alunos para depois trabalhar com a interpretação escrita para os alunos que já sabem ler.

6- Para os alunos que ainda não sabem ler, trabalhar com a interpretação oral e introduzir atividades de reconstrução da escrita como listas, cruzadinhas, caça-palavras etc, sempre relacionadas ao tema.

7- Fazer a produção coletiva da lenda na lousa com a participação de todos os alunos. 

8- A produção de texto para os alunos que já sabem ler é a reescrita do texto contando-o com suas próprias palavras.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails