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sexta-feira, 12 de abril de 2013

PROJETO MEU AMIGO PELUDO 1º ANO.

PROJETO: Meu amigo peludo



Justificativa: O atual projeto nasceu da necessidade de despertar no educando a importância
que ele deve dar ao seu próximo. Esse projeto vem para mostrar aos alunos a importância do
respeito, dos cuidados que devemos ter com o próximo e também do quanto temos de ser
responsáveis com tudo que nos cerca.

Público Alvo1o ano do Ensino Fundamental.
Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada. Tendo início após
a primeira reunião de pais para que seja explicado os objetivos e passos do projeto
e terá seu termino quando todos os alunos tiverem levado o amigo peludo para casa,
podendo se prolongar ao logo do ano letivo, caso os alunos demonstrem interesse em continuá-lo.

Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianças dos cuidados e deveres que
devemos ter com todas as coisas que nos rodeiam, seres vivos ou não e acima de tudo
desenvolver a responsabilidade com o outro.


Objetivos Específicos:

Ø Eleger um nome para o amigo peludo;
Ø Elaborar a certidão de nascimento do amigo peludo;
Ø Conscientizar da importância do documento de identidade;
Ø Estabelecer uma relação entre as coisas que os seres vivos podem fazer e
os que os não-vivos não conseguem realizar;
Ø Elencar elementos que são seres vivos e os que não são seres vivos;
Ø Estimular a responsabilidade de cuidar do amigo peludo, sem estragá-lo;
Ø Ensinar coisas que aprendeu na sala de aula para o amigo peludo;
Ø Levar o amigo para casa e escrever (com a ajuda de uma pessoal alfabética)
e/ou desenhar como foi o dia do amigo peludo.

Avaliação: Observação periódica do interesse das crianças.

Introdução:As atividades ligadas ao cuidado com o amigo peludo tais como escolher
o nome, “registrá-lo”, criar um documento de identidade, criar gráfico de
brincadeiras que o amiguinho gosta de participar, contar para ele uma novidade
que aprendeu na escola, levá-lo para o recreio e não sujá-lo, levar para casa e zelar
para que ele volte para a escola (inteiro e limpo) permitirá que o aluno desenvolva
o ato de responsabilidade, observação e conclusão de tudo que aprendeu aquele dia na escola.
O Projeto Amigo peludo pode ser um verdadeiro laboratório para o professor observar
comportamentos e atitudes perante diferentes situações. Aqui a imaginação passa ser
uma grande aliada do professor, pois será através do Amigo Peludo que o professor
poderá “cobrar” atitudes e comportamentos frente às diversas situações que ocorrem
dentro da sala de aula, como por exemplo, “cobrar” o silêncio na hora da leitura ou da
explicação de uma atividade pedindo que as crianças fiquem como o amiguinho de
pelúcia está, ou ainda se referindo ao mascote da sala como “alguém” que não joga
lixo no chão e que todos devemos fazer igual.
Neste projeto, todos, professor, pais e alunos devem atuar sempre com muita responsabilidade
e compromisso. O aluno que faltar no dia de levar o amiguinho para casa, passará,
automaticamente, para o final da lista que será feita com a escala por ordem alfabética.

A turma envolvida no projeto poderá realizar pesquisas sobre:
Ø Nomes de Bichinhos de pelúcia;
Ø A importância do cuidado e do respeito com o próximo e do que é coletivo;
Ø Elaboração de listagens (ainda que a escrita não seja convencional);
Ø Elaboração de gráficos;
Ø Registro com ajuda de uma pessoa alfabética sobre o dia do amiguinho na
casa do aluno;
Ø Atividades relacionadas ao conteúdo programático da série.

Para implantar o projeto é necessário:

Ø Um bicho de pelúcia;
Ø Uma sacola para o aluno guardar o bichinho para levar para casa;
Ø Um caderno de desenho para a criança registrar, em casa, como foi o dia
do seu amiguinho;
Ø Um crachá (que será confeccionado pelo professor) igual ao dos alunos
para identificar o amiguinho.


Procedimentos:
O planejamento do projeto deve ser feito de modo que os alunos
acompanhem todas as etapas do processo, desde o porque estaremos
realizando essa atividade, até a escolha do nome do amiguinho, da elaboração
do crachá, das regras de como será feita a escolha de quem levará para casa,
dos cuidados que terão que ter com a mascote.

Sugestão de Atividade:
1º dia-
Explicação do projeto;
Apresentação do amigo peludo;
Votação para a escolha do nome da mascote da classe;
Elaboração do crachá.

2º dia-
Leitura da lista com o nome dos alunos na ordem que serão escolhidos
para levar a mascote para casa;
Nesse dia o amigo peludo ficará sobre a responsabilidade do aluno que
o levará para casa;
Ao final da aula o aluno escolhido deverá contar para a mascote e para
a classe alguma coisa importante que aprendeu na escola.
Em casa deverá fazer um registro no caderno de desenho sobre como
foi seu dia fora da escola.
Leitura e explicação do registro que o aluno fez em casa.

3º dia-
Explicação do que é uma certidão de nascimento;
Observação da própria certidão (cópia, que será pedida aos pais com
antecedência);
Elaboração da certidão de nascimento do amigo peludo;
A certidão deverá ficar sempre na sacola onde as crianças levarão o amigo
peludo para casa (assim trabalharemos a importância dos pais andarem com o
documento dos filhos e a responsabilidade em não perder um documento);
Ao final da aula o aluno escolhido deverá contar para a mascote e para
a classe alguma coisa importante que aprendeu na escola;
Leitura e explicação do registro que o aluno fez em casa.
* o mesmo pode ser feito com o R.G.
Nos demais dias:
Elaborar listagens de: seres vivos e não vivos, brincadeiras preferidas da
turma e do amigo peludo, cuidados de higiene, gráficos de alunos que faltaram no
dia de levar o amigo para casa e foi remanejado na lista elaborada em ordem alfabética
pelos alunos tendo o professor como escriba;
Ao final da aula o aluno escolhido deverá conta para a mascote e para a
classe alguma coisa importante que aprendeu na escola;
Leitura e explicação do registro que o aluno fez em casa.
 
FONTE: LILIAN MOREIRA (GMAIL)

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