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terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto Alimentação Saudável

Olá queridos amigos, como passaram o fim de semana, eu passei muito bem!


Bom, este projeto faz parte de uma sequencia de atividades que a nossa querida Maria Imaculada nos enviou a umas semanas atrás. Bom agora não falta mais nada.

Projeto Alimentação Saudável

Tema: Alimentação Saudável

Professoras: Ana Maria, Antônia, Cíntya Thais, Liliane, Maria Aparecida, Maria Imaculada, Maria Madalena, Márcia Gama, Regina, Roseli Reche, Sandra, Vanda.


Ano: 1º
Tempo previsto: 1 mês

Justificativa:

Pensando nas necessidades de uma boa saúde, propor hábitos e costumes de se alimentar bem favorecendo assim um bom desempenho escolar.


Objetivos:

• Conhecer produtos que compõem uma alimentação saudável.

• Coletar diferentes receitas e instruções de uso na cozinha.

• Avaliar a aquisição da linguagem e escrita.

• Produzir um cardápio.

• Produzir um caderno de receitas.

• Conhecer os rótulos de alguns alimentos (produtos).


Habilidades:

A6 – Expor oralmente temas estudados (com preparação prévia).

A7 – Formular hipóteses sobre o sistema de escrita.

A11-Ler para usufruir momentos de lazer e estabelecer relação entre realidade e fantasia, adequando os procedimentos de leitura aos objetivos da própria leitura.

A16- Desenvolver o hábito de pesquisa e consulta.

A17- Identificar os diferentes usos do número nas práticas sociais.

A18- Interpretar e produzir escrita numérica.

B1- Organizar dados e informações em gráficos e tabelas.

B4- Reconhecer as grandezas mensuráveis e suas unidades de medida correspondentes.

D1- Fazer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

G1- Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vive.

G 2 – Relacionar bons hábitos de higiene, de alimentação e de atividades físicas a uma boa saúde.

G 3 – Adquirir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação a higiene corporal e ambiental, modo de transmissão e de prevenção de doenças contagiosas.

H1- Perceber e respeitar semelhanças e diferenças culturais, hábitos, costumes, etnias.

J2 – Saber ouvir pontos de vista divergentes com respeito.



Etapas:

1- Realização do Quadro de Cognição.

2- Roda de conversa sobre alimentação.

3- Organizar lista de alimentos consumidos na merenda escolar.

4- Receita da galinhada. (alimentos que a compõem).

5- Confeccionar a caderneta de receita.

6- Experimentar alimentos para classificá-los (amargo, doce, salgado, ácido, etc.).

7- Avaliação da sequência com relação a aprendizagem.

8- Produto final: Depende da classe, a minha vamos confeccionar uma caderneta de receita e as crianças vão dar de presentes para as mães no dia das mães.


Recursos Materiais

Diversos.

Avaliação: Será feita todos os dias, durante a realização das atividades.

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