Inscreva-se e receba as atualizações por email

Digite seu email aqui:

Delivered by FeedBurner

domingo, 7 de novembro de 2010

Dia Nacional da Alfabetização


Dia Nacional da Alfabetização 14/11






É necessário investir cada vez mais na Educação Infantil e no Ensino Básico, garantindo que as necessidades educativas da população sejam atendidas, evitando-se a evasão e a repetência, previnindo-se o analfabetismo com o acesso e permanência dos alunos na escola.


Considerando-se que o saber é produzido socialmente pelo conjunto das pessoas nas relações por elas estabelecidas em suas atividades práticas, isto é, seu trabalho, deve-se levar em conta que o indivíduo aprende, compreende e transforma as circunstâncias ao mesmo tempo em que por elas é transformado. São inúmeras as formas de produção do conhecimento e de sua distribuição e todas resultam dos confrontos cotidianos das pessoas com a natureza e com os seres humanos.

A escola deve promover a democratização do saber, socializando-o, garantindo aos alunos o acesso e a construção de conhecimentos e valores universais, saem, no entanto, deixar de considerar a realidade do aluno brasileiro e carioca, pois, só assim o conhecimento constituído durante a vida escolar se transformará em algo significativo para a realidade vivida pelos jovens e adultos.

Alfabetização

Conhecer a importância da alfabetização para um país.

Conhecer métodos de alfabetização para adultos e crianças.

Integrar um grupo de alfabetizadores voluntários de sua comunidade, ajudando na preparação de material, ensinando na leitura e aplicando atividades recreativas.

Organizar e realizar uma campanha de arrecadação de livros entre familiares e vizinhos para montar uma biblioteca e doá-la aos alfabetizadores.

Organizar sessões de leitura de textos em sua família e grupos de amigos, seguindo-se a análise comentada dos textos dos textos lidos.

Elaborar um relato de sua experiência ao participar de uma equipe de alfabetização, devendo apresentá-lo a sua Seção.

Conhecer a organização de uma campanha de alfabetização em sua comunidade, colaborando com sua realização.

Capacitar-se como alfabetizador voluntário.

Organizar uma campanha de alfabetização destinada a um mínimo de duas pessoas, durante um período de três meses, em sua comunidade.


www.flordelis.rede1.com.br/especialidades/alfabetizacao.htm www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/ME42/ME42_001.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails